A presente obra mapeia as paisagens da memória educativa do Distrito Federal face à iniciativa de criação do seu Museu da Educação (Mude) desenvolvido no âmbito da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Fundamentado em categorias a partir do conceito de experiência segundo Walter Benjamin e John Dewey e de memória segundo Maurice Hallbwacks. O texto relaciona escolas, museus e múltiplas possibilidades em favor da constituição de uma cultura educativa. Com essa finalidade, estudamos o papel de intelectuais que anteciparam a pesquisa em memória educativa como Roquette Pinto e Darcy Ribeiro. Também analisa a contribuição de Anísio Teixeira como ideólogo do modelo pragmático de educação brasileiro adotado nos primórdios da educação do Distrito Federal. É narrado o processo de criação do Museu da Educação do Distrito Federal como território de memórias educativas a partir da elaboração de seu plano museológico. São apresentadas características do seu acervo, desenvolvido por metodologia de história oral, coletada e inventariada nos depoimentos de professores pioneiros e outras iniciativas relativas ao tema. Nesse sentido, aproximamos as paisagens da museologia e da educação que exibem o florescimento de museus e centros de memória educativa no Brasil e em outros países, bem como a necessidade de aperfeiçoamento de didáticas e linguagens nessas áreas de conhecimento. Ainda se apresentam os elementos da memória da educação pública do Distrito Federal como alternativas sustentáveis para a qualificação profissional de professores e outros profissionais da educação.
Código: |
L004-9786525022284 |
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Autor |
Maria Paula Vasconcelos Taunay |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
236 |
Ano de edição |
2022 |
Número de edição |
1 |