• O modelo proinfância e a arquitetura escolar

Esse livro resulta de um processo de pesquisa qualitativa que buscou analisar a Política Pública de Educação Infantil – o modelo Proinfância – relacionando este modelo com os indicadores dos Parâmetros Básicos de Infraestrutura para as Instituições de Educação Infantil, a fim de entender até que ponto avançamos em qualidade para um espaço escolar através de um projeto arquitetônico padronizado de escolas para todo o Brasil. Partindo desta inquietação e apoiadas no materialismo histórico, estudamos o nosso objeto de pesquisa: os prédios escolares. Analisamos suas transformações promovidas nos contextos históricos vividos, num olhar que relacionou a Arquitetura Escolar, na perspectiva do ambiente de ensino, do tempo e do espaço no desenvolvimento e aprendizagem da criança. O estudo nos permitiu compreender que este espaço deve ser explorável, transformável e acessível a todos, segundo o que preconiza o documento do Proinfância, mas permitiu, também, perceber que entre o documento e a elaboração dos modelos arquitetônicos, parece haver um distanciamento entre os Arquitetos e os estudiosos do desenvolvimento infantil, o que resulta numa escola que nem sempre atende as necessidades das crianças. As reflexões que esse livro traz poderão servir de parâmetro para novos estudos e proposições na perspectiva de transformarem uma política pública de tanta importância, o Proinfância, numa política que, de fato, atenda às necessidades de desenvolvimento saudável e autônomo das crianças do Brasil.

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Autor Silvia Regina Rosana Iribarrem; Canan Monteiro
Editora CRV
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 160
Número de edição 1

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O modelo proinfância e a arquitetura escolar