Para além de ser o “patinho feio” do Curso de Letras, o estágio docente é um espaço privilegiado de formação inicial de professores. Nesse contexto, numa relação dialética e conflituosa devido ao objetivo de cada envolvido, estão em jogo a universidade e a escola; o professor – formador, o professor em exercício na escola, o professor em formação e o estudante da escola Educação Básica; a teoria e a prática; a cultura do aprender e a cultura do ensinar, dosadas pelos mundos representados envolvidos, em uma atitude responsiva; as condições de trabalho dos professores e as condições de aprendizagem dos estudantes.
Na complexa interação formativa, porque complexo é o processo de desenvolvimento profissional, no nosso caso a formação de professor, um repertório formativo se constrói. Ele é alicerçado por saberes já adquiridos nas interações didáticas (Cicurel 2011), através das experiências como estudante da Educação Básica, e ressignificados nas interações formativas, através das experiências como professor em formação inicial.
Trata-se dos saberes sobre os objetos a ensinar durante o processo formativo; dos saberes sobre como ensiná-los e dos saberes que orientam a política de formação de professores. É nesse contexto que se dá o processo de letramento professoral (Leurquin 2024).
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Autor |
Maria Valdênia F. do Nascimento |
Editora |
EDITORA MERCADO DE LETRAS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
336 |
Ano de edição |
2024 |
Número de edição |
1 |