• O estágio como espaço de formação de professores

Para além de ser o “patinho feio” do Curso de Letras, o estágio docente é um espaço privilegiado de formação inicial de professores. Nesse contexto, numa relação dialética e conflituosa devido ao objetivo de cada envolvido, estão em jogo a universidade e a escola; o professor – formador, o professor em exercício na escola, o professor em formação e o estudante da escola Educação Básica; a teoria e a prática; a cultura do aprender e a cultura do ensinar, dosadas pelos mundos representados envolvidos, em uma atitude responsiva; as condições de trabalho dos professores e as condições de aprendizagem dos estudantes.
Na complexa interação formativa, porque complexo é o processo de desenvolvimento profissional, no nosso caso a formação de professor, um repertório formativo se constrói. Ele é alicerçado por saberes já adquiridos nas interações didáticas (Cicurel 2011), através das experiências como estudante da Educação Básica, e ressignificados nas interações formativas, através das experiências como professor em formação inicial.
Trata-se dos saberes sobre os objetos a ensinar durante o processo formativo; dos saberes sobre como ensiná-los e dos saberes que orientam a política de formação de professores. É nesse contexto que se dá o processo de letramento professoral (Leurquin 2024).

Código: L004-9788575918234
Código de barras: 9788575918234
Peso (kg): 0,354
Altura (cm): 22,00
Largura (cm): 12,00
Espessura (cm): 1,70
Autor Maria Valdênia F. do Nascimento
Editora EDITORA MERCADO DE LETRAS
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 336
Ano de edição 2024
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

O estágio como espaço de formação de professores