• O ato de ler: vivências de um processo dialógico

As vivências de um processo dialógico, às quais se refere o título deste livro, estão relacionadas à intervenção pedagógica focada no ensino do ato de ler, desenvolvida por ocasião de pesquisas no mestrado profissional (PPGEEB) UFMA realizado pela autora. O ato de ler: vivências de um processo dialógico conduz à percepção de que o esforço para o ato de ler não se limita à técnica, mas deve considerar as muitas facetas da dialogicidade. Ao abordar a temática sobre leitura, discute-se, a partir do olhar de outros(as) interlocutores(as), que a formação de um(a) leitor(a) não apenas se inicie no ato de ler, mas estabeleça uma relação de sentido com o texto lido. Intenciona-se, assim, imprimir um "novo" dizer, nomear com palavras novas o "novo", sempre dito em velhas palavras. A autora analisa as formas como o ato de ler é trabalhado na escola e, finalmente, sugere propostas de um ensino do ato de ler numa perspectiva dialógica. Nesse sentido e com este livro, queremos contribuir de maneira significativa para suscitar novas reflexões sobre as práticas do ensino do ato de ler, desenvolvidas no 1º ciclo do ensino fundamental, melhorando, assim, o nível de desenvolvimento de leitura das crianças inseridas no contexto de alfabetização dos anos iniciais. Isso porque se observa que a leitura proporciona melhoria da condição social e humana, permite uma visão mais crítica do indivíduo e possibilita o acesso à informação e ao conhecimento.

Código: L004-9788547331467
Código de barras: 9788547331467
Peso (kg): 0,200
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,80
Espessura (cm): 0,20
Autor Kátia Cilene Amorim Gomes
Editora APPRIS
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 177
Ano de edição 2019
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

O ato de ler: vivências de um processo dialógico