O foco principal da discussão é a resiliência de jovens de classes pobres – do interior ou do campo – em sua missão de realizar um movimento que os permita, pelo percurso escolar, sair da condição de vida na pobreza, a qual tem marcado a vida dos seus pais e das gerações anteriores à sua família. A signi?cância da resiliência emerge de um processo relacional, no qual os educadores têm um papel primordial, no processo de construção, principalmente, de crianças e jovens adolescentes socialmente vulneráveis. A relevância da presente coletânea está no desenvolvimento de um instigante exercício acadêmico (a partir de uma lógica de coprodução entre orientadores-pesquisadores e seus estudantes) de reflexividade de si, em uma formação na área da Educação. Através desta obra, pode-se ver o empenho de Constantin Xypas e Dilson Cavalcanti em fornecer suportes teóricos e metodológicos apropriados, de tal modo que os autores-narradores possam, aqui, comparecer com os seus tocantes testemunhos sobre a sua trajetória escolar — que, ao cabo, desemboca no Magistério —, ao mesmo tempo que descortinam fragmentos da história familiar e da história do seu meio social. Histórias essas que, por sua vez, são atravessadas por peculiares processos sociais, culturais, políticos, ideológicos e econômicos, na sociedade brasileira.
| Código: | L002-9786525127866 |
| Código de barras: | 9786525127866 |
| Peso (kg): | 0,460 |
| Altura (cm): | 16,00 |
| Largura (cm): | 23,00 |
| Espessura (cm): | 1,30 |
| Autor | Dilson Constantin; Cavalcanti Xypas |
| Editora | CRV |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Brochura |
| Páginas | 266 |
| Ano de edição | 2022 |
| Número de edição | 1 |

