Convencionalmente, instrução tem sido concebida como uma atividade cujo protagonista é o instrutor. A aula expositiva é a forma mais difundida e presente dessa modalidade de instrução, mesmo quando se introduzem tecnologias de informação contemporâneas na sala de aula. Desde meados do século passado, começaram-se experiências de instrução, as quais deslocavam o fulcro do professor para o grupo. Tem-se assim a instrução centrada no grupo (ICG). A despeito de estar presente em salas de aula desde o ensino fundamental até a capacitação profissional de nível de pós-graduação, a ICG tem sido prejudicada por duas contingências: carência de pesquisas sobre sua prática e efeitos e prática dissociada da sua teoria e de seus fundamentos. Mobilizando o grupo na instrução intenta suprir essas duas deficiências. Ele reúne dados de pesquisa sobre a ICG e fornece ao instrutor de diferentes níveis de ensino elementos para orientar sua prática ao utilizar a metodologia. Como se caracteriza a instrução centrada no grupo (ICG)? Existe fundamentação teórica que a subsidie ou é uma prática baseada primariamente na intuição e no senso comum? Há, por outro lado, dados de pesquisa capazes de orientar o instrutor na sua ação docente? Essas perguntas constituem o foco deste livro. Nele o profissional de ensino encontra adequada fundamentação teórica para orientar a instrução quando se pretende tornar o grupo o motor da instrução. Veem-se nele, também, exemplos de formas de instrução, tanto as centradas em grupos numerosos como aquelas centradas em grupos pequenos. Estando o trabalho com meu setor finalizado, peço que aguarde o contato de nosso pessoal de produção gráfica, que lhe comunicará em até 30 dias, a entrega dos seus exemplares.
Código: |
L004-9788547302870 |
Código de barras: |
9788547302870 |
Peso (kg): |
0,200 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,80 |
Espessura (cm): |
0,20 |
Autor |
José Florêncio Rodrigues Junior |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
201 |
Ano de edição |
2016 |
Número de edição |
1 |