• Métodos e práticas de ensino em história Aplicação do Projeto “Seminário Interdisciplinar de incentivo à Pesquisa” – SEMIP em uma escola comunitária no âmbito do Ensino Fundamental II em São Luís do Maranhão

O aluno deve ser visto como ser pensante, capaz de fazer interferências positivas para sua própria formação. Deve ser reconhecido como sujeito histórico que constantemente desenvolve competência, habilidade e significativas ações que são capazes de mudar o espaço onde está inserido. Logo, nesse sentindo, uma escola que tem a visão de formar alunos que fazem a diferença, deve atuar com projetos em suas metodologias de ensino, não apenas projetos comuns, mas projetos de pesquisas que possam trazer a luz do dia algo novo a partir do que se tem, provocando no aluno o desejo de inovar, criar, renovar, preservar e cuidar, respeitando a sociedade, olhando-se como cidadão que constrói e participa em todo processo de aprendizagem com autonomia, compreendendo a importância do planejamento, organização e da avaliação no processo de ensinoaprendizagem. O aluno se torna um eterno pesquisador por meio de projetos de pesquisa e sempre buscará valorizar a sua sociedade e outro. Como professor, devo sempre me indagar e buscar, deleitar-me à pesquisa e ao ensino, como pontua Dewey, Freire, Rüsen e o chão da sala de aula onde tenho minhas experiências, pois a partir dela se constitui o projeto e as inovações necessárias para constituição de um bom processo de ensinoaprendizagem.

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Autor Welton Vale Pereira
Editora CRV
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 100
Ano de edição 2023
Número de edição 1

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Métodos e práticas de ensino em história Aplicação do Projeto “Seminário Interdisciplinar de incentivo à Pesquisa” – SEMIP em uma escola comunitária no âmbito do Ensino Fundamental II em São Luís do Maranhão