No campo educacional, seguimos com muitos desafios em proporcionar uma prática educativa voltada para a experiência significativa dos estudantes. Em diferentes realidades sociais e culturais, bem como em distintos segmentos de ensino, é bem verdade que a Educação segue sendo desvalorizada do ponto de vista socioeconômico e cultural. O peso de antigos paradigmas educacionais, a falta de investimentos e reconhecimento de profissionais, as mudanças tecnológicas, tendem a aumentar os obstáculos.
O propósito desta obra, frente a esta realidade, é provocar reflexões e dialogar sobre a ação criativa e ativa das práticas pedagógicas, entendendo os desafios e as sobrecargas da docência e das demandas socioemocionais atuais.
Nesta leitura, o diálogo versará pelos seguintes tópicos:
- O que são metodologias ativas e qual a correlação destas com a busca de um olhar crítico frente a paradigmas educacionais vigentes em nossa sociedade;
- Quais as possibilidades que a visão sistêmica das metodologias ativas nos traz, como a forma individualizada e personalizada do processo de aprendizagem e do ensino adaptativo, inclusive sob a perspectiva de inteligências múltiplas;
- Frente a um olhar focado na aprendizagem significativa, quais as contribuições dos pilares da Educação da UNESCO, da BNCC e da Avaliação Formativa;
- Quais as competências necessárias do docente para que este possa ativar, provocar e desenvolver junto aos estudantes a melhor e mais significativa experiência de aprendizagem;
- Como ampliar e aprimorar a prática por meio de um repositório de metodologias ativas e da relação destas com o ensino híbrido (aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em projetos, estudo de caso, aprendizagem em pares, modelo de rotação – rotação por estações, laboratórios rotacionais, rotação individual, sala de aula invertida);
- Quais as contribuições extras para o campo da Educação, no que envolve design thinking, cultura maker, gamificação, STEAM. E também sob a perspectiva da Educação Empreendedora para a vida, bem como da Educação 4.0 e as nuances de um novo cenário de sociedade presente e futura.
Além disso, temos uma surpresa neste livro! Compartilharemos uma ferramenta muito especial: um mapa de planejamento de metodologias ativas, atrelado à BNCC e outras diretrizes educacionais, para você usar nos seus projetos e nas suas aulas.
| Código: |
L002-9786556752167 |
| Código de barras: |
9786556752167 |
| Peso (kg): |
0,296 |
| Altura (cm): |
23,00 |
| Largura (cm): |
15,50 |
| Espessura (cm): |
7,30 |
| Autor |
Marcos Ana; Evandro Galini |
| Editora |
FREITAS BASTOS |
| Idioma |
PORTUGUÊS |
| Encadernação |
Brochura |
| Páginas |
148 |
| Ano de edição |
2022 |
| Número de edição |
1 |