Já nos advertiu Antonio Candido que a busca dos matizes é um dos trabalhos mais difíceis a que se submete o pesquisador. Exige maturidade. Supõe liberar a reflexão dos modelos interpretativos constituídos. Cria uma inquietação intelectual que se traduz na busca da palavra exata. Essa foi a proposta de Marlos ao constituir seu método de trabalho simultaneamente à ação de desenhar e redesenhar seu objeto de estudo, submetendo-se ao que os discursos examinados lhe trouxeram de sugestivo.
Marlos nos ensina a ler os autores de um modo interessado sem aplicar de forma mecânica chaves interpretativas aos problemas que identifica. [...]
A originalidade da investigação de Marlos reside no fato de o autor pensar as propostas das políticas públicas da educação no pensamento educacional à luz do que denomina uma ‘história da cultura política’ sem, no entanto, tomá-las como mero reflexo do ambiente político. [...]
Considero este livro leitura obrigatória para professores e pesquisadores de história da educação brasileira.” (excertos do Prefácio) - Clarice Nunes, Professora doutora, aposentada na Universidade Federal Fluminense (UFF), professora do mestrado em educação na Universidade Estácio de Sá– Pesquisadora associada da UFF e do Inep).
Código: |
L004-9788574960814 |
Código de barras: |
9788574960814 |
Peso (kg): |
0,270 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
1,30 |
Autor |
Marlos Bessa Mendes da Rocha |
Editora |
AUTORES ASSOCIADOS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
208 |
Ano de edição |
2004 |
Número de edição |
1 |