Preparar os futuros docentes para alterarem a realidade encontrada no ensinar nas escolas, quase sempre calcado no eixo da transmissão-assimilação linear de conteúdos, é um dos grandes desafios de quem trabalha com a formação de professores. Visando enfrentar esse desafio, Paulo e Pura propõem repensar as práticas pedagógicas de professores em exercício e também aquelas propostas aos professores em formação nas Licenciaturas da Área de Ciências da Natureza, buscando, conforme Gatti (2014) superar conceitos arraigados e hábitos perpetuados secularmente. Superando os desafios sanitários impostos pela pandemia do covid-19, foram ouvidos professores e professoras de escolas de Ensino Médio e de Universidades, principalmente, mas não apenas, da Área de Ciências da Natureza. Como resultado do desenvolvimento da Metodologia da Sistematização Coletiva do Conhecimento, neste livro são relatadas experiências e resultados de uma densa e cuidadosa pesquisa-ensino na qual os autores procuraram estimular os participantes não apenas a falar sobre suas práticas e expectativas pedagógicas e profissionais, mas a vivenciar e refletir sobre elas. Sua leitura é um convite para saber com detalhes os resultados da investigação – elogiada pelos participantes – e lançar luzes sobre a formação inicial e continuada de professores. E, quem sabe, para repensar a nossa prática profissional. - Prof. Dr. Nilson M. D. Garcia
Código: |
L004-9786525159720 |
Código de barras: |
9786525159720 |
Peso (kg): |
0,296 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
0,80 |
Autor |
Pura Lúcia Oliver Paulo Sérgio; Martins Maniesi |
Editora |
CRV |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
148 |
Ano de edição |
2024 |
Número de edição |
1 |