Esta publicação traz a leitura e a escrita implicadas em uma outra perspectiva de formação docente, que não a prescritiva, a normativa, e a dogmática. Nessa concepção, ler e escrever são compreendidos como direitos que exigem de cada pessoa atos comprometidos. Para tal, uma polifonia de vozes entra em diálogo na composição do livro “Leitura e Escrita na Escola e na Formação Docente: Experiências, Políticas e Práticas”, abrangendo diferentes contextos e realidades, estendendo-se por vários estados e cidades brasileiras; Rio de Janeiro: São Gonçalo, Niterói, Santo Antônio de Pádua; São Paulo: Campinas, Rio Claro; Mato Grosso do Sul: Dourados; Sergipe: Itabaiana, Aracaju. Atravessando a fronteira encontramos na capital do México e na cidade de Guadalajara outros interlocutores para alimentar nossos diálogos e preocupações em torno das temáticas da alfabetização e da formação docente. Os artigos que compõem este livro, de diferentes perspectivas e pressupostos, promovem reflexões sobre os desafios da formação docente, considerando o papel da universidade e do cotidiano escolar como espaços de produção e apropriação da leitura e da escrita. Essa discussão se configura para além do domínio técnico da lecto-escritura, apostando numa dinâmica complexa para compreender as relações envolvidas entre ler, escrever e formar-se professor/a alfabetizador/a. Desejamos que as interlocuções aqui trazidas possam instigar novos diálogos e contrapalavras que contribuam para ampliar as reflexões teórico-práticas sobre as relações envolvidas entre ensinar a ler, escrever e formar-se professor/a alfabetizador/a.
Código: |
L004-9788544412947 |
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Autor |
Jacqueline de Fátima dos Santos Morais |
Editora |
CRV |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
338 |
Número de edição |
1 |