O livro Itinerários cegos: trajetórias, formação humana e perspectivas educacionais amplia o debate científico sobre a formação e a educação de pessoas cegas, considerando as diferentes etapas de ensino, os recursos disponíveis para a inserção social, a formação profissional e a relação com as imagens e as diferentes formas de expressão, em um mundo em que a visão é tida enquanto sentido privilegiado para o conhecimento. Apoiados fundamentalmente nos pressupostos teóricos da perspectiva histórico-cultural, os estudos que compõem esta coletânea assumem que os processos humanos têm gênese nas relações sociais, com os outros e com a cultura, e que, portanto, são essas relações que devem ser investigadas ao se examinar o curso de ação dos sujeitos cegos. Conhecer como eles se relacionam e se apropriam do conhecimento produzido pela humanidade é um desafio para os estudos atuais, principalmente se considerarmos que essas pessoas participam dos mesmos contextos sociais edificados, quase que exclusivamente, para as pessoas que enxergam. A leitura deste livro fortalece e expande reflexões, ideias e perspectivas sobre as relações teóricas e práticas, ampliando os saberes e apontando desafios para todos aqueles que lutam por uma sociedade que preconize o respeito às diferenças e o convívio com a diversidade humana.
Código: |
L004-9786525029214 |
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Autor |
Mateus Henrique do Amaral |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
231 |
Ano de edição |
2022 |
Número de edição |
1 |