Esta obra remete ao entendimento da conformação profissional do professor alfabetizador a partir das histórias de vida de professoras alfabetizadoras bem-sucedidas. A compreensão dos mecanismos da produção do sucesso escolar, com base nas experiências de quatro alfabetizadoras, que atuaram no estado de São Paulo, no período de 1950 a 1980, tem o compromisso de sistematizar elementos para a identificação das características referentes ao desempenho docente no ato do ensino da leitura e escrita e às educacionais comprometidas com a formação do professor alfabetizador. Tal investigação permite detectar subsídios, saberes e relações que estiveram presentes na formação e no cotidiano das educadoras, durante o exercício do magistério e na aposentadoria. A descrição e análise das práticas pedagógicas das alfabetizadoras e das histórias de vida revelam as especialidades do trabalho docente que garantiram o sucesso escolar de todos os alunos, no ensino da leitura e escrita. A pesquisa sobre as professoras alfabetizadoras bem-sucedidas foi estudada por meio de perguntas: que tipo de saberes, práticas e representações as educadoras acumularam e quais orientaram a organização bem-sucedida do trabalho docente, principalmente, na área de alfabetização? Em que medida a história de vida pessoal, escolar e profissional pesou na desenvoltura pedagógica do trabalho de alfabetização? O presente livro apresenta-se como uma referência para o campo da alfabetização, da história de vida de educadores e para educacionais de formação de alfabetizadores e para pensar no desenvolvimento profissional docente. O texto permite aos docentes de qualquer nível de ensino a identificação com as histórias de vida registradas e com a repercussão das práticas pedagógicas reveladas na aprendizagem dos alunos. O estudo realizado a respeito das práticas de ensino elucida ainda a articulação de aspectos inerentes ao trabalho docente, como: práticas iniciais do ano letivo, habilidades básicas para o ensino da leitura e escrita, procedimentos metodológicos do processo de alfabetização, práticas avaliativas e práticas incentivadoras.
| Código: | L002-9788547328283 |
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| Autor | Maria Iolanda Monteiro |
| Editora | APPRIS |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Brochura |
| Páginas | 231 |
| Ano de edição | 2019 |
| Número de edição | 1 |

