• História, formação, currículo e práticas de ensino na amazônia

O entrelaçamento de conteúdos de história da educação, formação docente, estudos curriculares e práticas de ensino, ao mesmo tempo que demonstra a diversidade das pesquisas, remete à visão convergente das peculiaridades do lócus amazônico como foco permanente. Assim, os leitores e leitoras estão diante da diversidade de temas e pesquisas, mas, também, da convergência de local, de foco e incisão específica e peculiar. E, certamente, esta constitui a principal riqueza deste livro. Neste sentido, entrelaçar o passado retratado nas histórias da educação, com a problemática da formação docente atualizada e os avanços e dificuldades das várias práticas de ensino nos alertam para o que Le Goff chamou de “inseparabilidade do passado com o presente” e a necessidade, a meu ver, de valorizarmos cada vez mais o que denominamos história da educação do tempo presente. Podemos constatar uma dupla aprendizagem neste livro. Uma fica evidente para os leitores e as leitoras que, pelo conteúdo veiculado, terão à sua disposição verdadeiras aulas sobre o tema geral “educação na Amazônia” focado a partir dos textos produzidos pelas pesquisas encetadas pelos autores e autoras desta coletânea. E outra aprendizagem se evidencia na própria escrita, no exercício de comunicar e de escrever – que, para o pesquisador, é absolutamente fundamental. Pesquisa que não é comunicada deixa de cumprir uma das suas tarefas principais que é a de produzir e veicular conhecimento.

Código: L004-9788544429501
Código de barras: 9788544429501
Peso (kg): 0,510
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 1,80
Autor Antonia Fladiana Nascimento dos Santos
Editora CRV
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 294
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

História, formação, currículo e práticas de ensino na amazônia