O desenvolvimento da educação não é uniforme em todos os lugares do mundo. As sociedades têm características e particularidades que as tornam únicas e, por isso, pensam e organizam seus sistemas educacionais levando em conta seus diferentes aspectos sociais, culturais e políticos. O próprio termo “educação” carrega inúmeros significados e, nesse sentido, é de grande relevância pensar como tal conceito foi elaborado ao longo do tempo. A disciplina História da educação se constitui como um campo autônomo de reflexões e de pesquisas no âmbito da pedagogia, cujos pensadores têm se preocupado em analisar como a educação foi pensada no passado e no presente. O estudo da história da educação nos leva a lançar um olhar reflexivo sobre o fenômeno educacional em épocas distintas, o papel da escola, a forma como os saberes são mobilizados e ensinados e os aspectos que permaneceram e que sofreram rupturas nos sistemas educativos. Esta obra propõe uma viagem pela história da educação no mundo ocidental europeu, iniciando na Pré-história e passando pela educação nas sociedades tribais, seguindo pela Antiguidade Clássica — em específico, Grécia e Roma — e pela Idade Média, destacando a influência da Igreja Católica. São abordados, também, os aspectos educacionais da Idade Moderna com o Renascimento, a Idade Contemporânea e o Iluminismo, bem como uma análise sobre os fenômenos da história da educação brasileira contemporânea.
Código: |
L004-9786556903583 |
Código de barras: |
9786556903583 |
Peso (kg): |
0,280 |
Altura (cm): |
22,50 |
Largura (cm): |
15,50 |
Espessura (cm): |
1,20 |
Autor |
Wilian Junior Claudia Mara; Bonete Caroline Costa Nunes; Sganzerla Karla Isabel de; Lima Max Elisandro dos Santos; Souza Ribeiro |
Editora |
SAGAH |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
208 |
Número de edição |
1 |