• História Cultural das Ciências e Educação

Todo livro tem uma história, e esse não é diferente. Como toda história, é dificil atribuir um fato ou um personagem que indique quando esse projeto se iniciou, isto é, História Cultural das Ciências e Educação: Discutindo Fronteiras foi um livro desenvolvido a partir de vários acontecimentos. Entretanto é possível afirmar que suas origens estão nos diálogos e nos encontros tanto de pessoas como de áreas do saber.

A História Cultural das Ciências busca ressignificar seu objeto de estudo ao compreender as ciências como práticas que sustentam diferentes modos de significação. Assim, ela busca entender o que tem sustentado a ciência socialmente, culturalmente e materialmente e quem se beneficiou ou não com sua formação. Perspectivas como essas estudam casos históricos com vistas a analisar a circulação do conhecimento, como forma de problematizar e eurocentrismo e compreender a contribuição de diferentes lugares, pessoas e materiais na formação das ciências. Isso inclui atores sociais não visibilizados, como escravizados, indígenas e mulheres.

Essa virada na História das Ciências acaba por problematizar as desigualdades, violências e intercâmbios que perpassam o desenvolvimento cientifico e com isso se mostram potenciais caminhos para as temáticas hoje consideradas importantes na Educação em Ciências. É importante sempre lembrar que a educação é um ato politico e, dessa forma, pensar o ensino de ciências é desenvolver um projeto de sociedade.

Código: L002-9786555635799
Código de barras: 9786555635799
Peso (kg): 0,618
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 2,00
Autor Ivã Gurgel
Editora LIVRARIA DA FÍSICA
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 426
Ano de edição 2025
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

História Cultural das Ciências e Educação