Habitar o museu com a criança pequena: formação colaborativa como possibilidade propõe um novo olhar sobre a presença da criança pequena no museu de arte. A autora problematiza um campo híbrido por envolver educação, formação, arte, professores da infância e profissionais do museu. Nesse sentido, a obra apresenta-se como uma importante referência em todos esses campos, a partir de uma fundamentação teórica sólida e exemplos concretos de ação em contextos nacionais e internacionais. O trabalho de campo apresentado na obra uniu professoras da educação infantil da cidade de Curitiba (PR) e profissionais do Museu Municipal de Arte de Curitiba (MuMA) na formação denominada “Para Habitar o Museu com o Público Infantil”, a qual gerou a exposição Com Olhos de Criança: o acervo do MuMA, com curadoria coletiva. Os dados gerados, formados por narrativas escritas e de imagem, observação participante e notas de campo durante todo o processo, constituíram o corpus de análise do estudo. Ao findá-lo, houve a indicação de que a formação cultural inserida no processo de formação continuada, como formação colaborativa, é uma possibilidade de contribuir no desenvolvimento profissional de professores da infância e de profissionais do museu, necessário para que as crianças pequenas possam habitar o museu. Assim, esta obra é leitura fundamental para todas as pessoas interessadas em arte, educação, formação, infância, processos de mediação cultural e educação museal.
Código: |
L004-9786558200864 |
Código de barras: |
9786558200864 |
Peso (kg): |
0,310 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
2,00 |
Autor |
Solange Gabre |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
207 |
Ano de edição |
2021 |
Número de edição |
1 |