• Habermas e o ofício docente

O livro Habermas e o ofício docente: à luz do agir comunicativo apresenta o ofício docente na perspectiva da interação comunicativa no cenário educacional das sociedades ocidentais complexas e pluralistas. Desse modo, o conceito habermasiano de agir comunicativo possibilita pensar o ofício docente como interação docente. Busca-se, fundamentalmente, analisar que contribuições a Teoria da Sociedade e a Teoria do Agir Comunicativo de Habermas trazem para pensar o ofício docente hoje. O estudo toma como base as obras de Habermas e, em menor escala, as de Tardif e dialoga as contribuições de estudiosos sobre Habermas como Thomas McCarthy, Ralph Ings Bannel, José Pedro Boufleuer, Flávio Beno Seibeneichler, Alessandro Pinzani, Angelo Vitório Cenci, Eldon Henrique Mühl, Nadja Hermann Prestes, Pedro Goergen, Walter Reese-Schäfer e John Sitton. A obra toma como ponto de partida a Teoria da Sociedade de Habermas, estruturada como sistema e mundo da vida, entendendo-a como modelo de teoria das sociedades complexas. A partir desse passo faz uma abordagem da Teoria do Agir Comunicativo aproximando-a do âmbito da educação. Finalmente, nessa medida, por um viés habermasiano e em diálogo com Tardif, objetiva-se a tematizar o ofício docente como interação comunicativa com base em três dimensões de tal ofício, a saber: do saber docente, da relação pedagógica e do processo de desenvolvimento profissional.

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Autor Nilson Carlos da Rosa
Editora APPRIS
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 109
Ano de edição 2020
Número de edição 1

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Habermas e o ofício docente