Este livro busca refletir sobre como o processo de formação de professores constitui-se em um ato político de construção da democracia e da autonomia no âmbito do cotidiano da escola. Cotidiano este massacrado pelas de reformas curriculares e de avaliações externas em larga escala. Nesse sentido, a formação de professores aqui é entendida como intrinsecamente política numa dupla dimensão: por um lado, é por meio de processos formativos que esses professores constituem-se em sua historicidade; por outro lado, a formação, fundada na aceitação do outro como legítimo sujeito protagonista de seus processos formativos, apresenta-se como a realização da convivência cooperativa, orientada a entendimentos e consensos, que nega a dominação e elabora em favor da democracia. Sendo assim, neste livro é apresentada uma proposta crítica de modelo da interação entre professores como procedimento de legitimação normativa, por meio de uma deliberação democrática. Nesse modelo, a formação de professores de Matemática apresenta-se como processo comunicativo em que não há normatividade pura, mas somente a que decorre do discurso deliberativo.
Código: |
L004-9788547328269 |
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Autor |
Deise Aparecida Peralta |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
251 |
Ano de edição |
2019 |
Número de edição |
1 |