O processo de internacionalização das políticas educacionais se manifesta em diferentes níveis nas políticas nacionais. Repercute em diretrizes, recomendações, planos e metas, “naturalmente” incorporados pelos sistemas educacionais, configurando, sob a lógica da globalização neoliberal, os moldes das políticas educacionais implementadas no âmbito nacional. Fundamentando-se na premissa de que as políticas educacionais nacionais estão situadas no contexto da internacionalização, o Glossário “A internacionalização da educação, os Organismos Internacionais e a Formação docente” reúne um conjunto de verbetes que emergem no campo da pesquisa educacional relacionados ao fenômeno da internacionalização e sua incidência nas diretrizes para as políticas educacionais nacionais sob a égide do mundo globalizado. Estruturado em três eixos – Internacionalização da Educação, Organismos Internacionais e Formação Docente –, a abordagem dos verbetes vai além do sentido etimológico, privilegiando, sobretudo, a análise política sobre o emprego de tais termos, que se manifestam no discurso da internacionalização da educação e se entrecruzam nas diretrizes e regulações das políticas educacionais em escala global. Assim, sob uma perspectiva crítica, a disseminação desses termos converge para o fortalecimento de concepções de educação e de sociedade que privilegiam à racionalidade neoliberal como norteadora das políticas educacionais. Fazer resistência à educação forjada nos fundamentos do capital requer conhecimentos sobre as bases conceituais dos termos que compõem o seu repertório. Para essa tarefa, a leitura deste Glossário apresenta-se como fundamental.
| Código: | L002-9788575916629 |
| Código de barras: | 9788575916629 |
| Peso (kg): | 0,382 |
| Altura (cm): | 21,00 |
| Largura (cm): | 14,00 |
| Espessura (cm): | 0,20 |
| Autor | Maria da Conceição dos Santos Costa |
| Editora | EDITORA MERCADO DE LETRAS |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Brochura |
| Páginas | 324 |
| Ano de edição | 2024 |
| Número de edição | 1 |

