A prática esportiva e os jogos esportivos se fazem presentes no contextoescolar, envolvendo estudantes, professores, dirigentes educacionais, pais, funcionários, políticos e comunidade em geral. As referidas atividades esportivas, enquanto atividades escolares, se desenvolvem em dois espaços sociais: a) no sistema educacional; e b) no sistema esportivo institucionalizado.Entende-se, como prática esportiva, as atividades de ensino dos esportes (diferentes modalidades esportivas), desenvolvidas nas aulas de educação física. O tema do livro está diretamente vinculado sobre os alicerces de uma trajetória profissional ampla e articuladora, que transitou da escola, para a universidade e articulou esse caminho com a formação científica (mestrado e doutorado) no processo formativo, somando assim, um vasto conhecimento profissional e científico. O retorno desse processo para a escola foi materializado com esta obra, que adentra com um entendimento bem mais elaborado relativo ao debate educacional dos esportes e dos jogos escolares. Esse caminho se constitui em uma formação idealizada por todos nós, onde a teoria-prática se encontram, se inspiram e se nutrem, se tornam indissociáveis, uma dando sentido para a outra, provocando tensões, com papéis indeterminados, mas orientações consistentes e bem articuladas. O resultado é um debate que mostra a dificuldade de tratar a manifestação esportiva, mais pontualmente, os jogos escolares de forma fragmentada, sistematizando elementos que marcam o movimento desse conhecimento, contribuindo para importantes reflexões sobre sua função pedagógica.
Código: |
L004-9788544402535 |
Código de barras: |
9788544402535 |
Peso (kg): |
0,282 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
0,70 |
Autor |
Rosalvo Luis Sawitzki |
Editora |
CRV |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
110 |
Número de edição |
1 |