• Fronteiras da educação: Trajetórias Escolares de Imigrantes Internacionais na Educação Básica do Brasil

Nas Ciências Sociais, há diversos estudos sobre o processo de migração internacional para o Brasil. Todavia, são poucas as pesquisas que examinam a situação de imigrantes no nosso sistema de ensino. No livro “Fronteiras na Educação: Trajetórias Escolares de Imigrantes Internacionais na Educação Básica do Brasil”, Zakia Ismail Hachem, de forma exemplar, busca compreender as trajetórias escolares de imigrantes internacionais inseridos nos Ensinos Fundamental e Médio brasileiro, mensuradas a partir da análise da distorção idade-série. O livro torna-se uma boa nova para cientistas sociais, tomadores de decisões e a sociedade como um todo, já que: i) discute questões ainda não exploradas em pesquisas nacionais; ii) aborda um leque de grupos de imigrantes internacionais e não somente um grupo em específico; iii) trabalha com dados representativos do país e não apenas de uma localidade; iv) realiza análises estatísticas robustas e bem fundamentadas teoricamente; v) apresenta um detalhamento analítico dos impactos de ser imigrantes na defasagem idade-série do sujeito de pesquisa. Esta obra é fruto da vocação de pesquisadora da autora, que se debruçou e articulou diversas áreas, como sociologia da educação, estratificação social, estudos de migração, entre outras, desvendando as inúmeras facetas que o fenômeno da migração assume no sistema educacional brasileiro. Sendo assim, este livro torna-se um instrumento indispensável para todas as pessoas que buscam compreender a temática e fazer a diferença na construção de uma sociedade mais equitativa. - Professora Elaine Meire Vilela (UFMG).

Código: L004-9786525163963
Código de barras: 9786525163963
Peso (kg): 0,488
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 1,30
Autor Zakia Ismail Hachem
Editora CRV
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 244
Ano de edição 2024
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Fronteiras da educação: Trajetórias Escolares de Imigrantes Internacionais na Educação Básica do Brasil