• Formação de professores, livro didático e escola básica

Esta coletânea reúne sete capítulos oriundos de pesquisadores atuantes em três regiões brasileiras e vinculados às seis instituições: Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Fluminense (UFF), Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/ RJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Faculdade Sumaré e Centro Educacional da Lagoa (CEL). O capítulo de abertura desta coletânea, de Wilma de Nazaré Baía Coelho e Mauro Cezar Coelho, analisa as sociabilidades juvenis engendradas e vividas no ambiente escolar. Por meio delas, problematizam o modo pelo qual a cultura juvenil se relaciona com a escola e, também, como elas lidam com o preconceito e a discriminação. Os autores argumentam que a escola constitui um importante espaço de sociabilidade na cultura juvenil e concluem que as sociabilidades observadas incorporam um significativo componente discriminatório, sustentado em preconceitos de cor, raça, gênero e confissão religiosa. Exercidas nas salas de aula, nos corredores, pátios e quadras escolares, elas não constituem objeto de ação educativa, senão em casos limites, sujeitos à punição.

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Autor Carlos A. F. Da Silva
Editora LIVRARIA DA FÍSICA
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 198
Ano de edição 2016
Número de edição 1

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Formação de professores, livro didático e escola básica