O professor do séc. XXI tem sido solicitado pela sociedade a refletir, analisar, criticar e reelaborar seus conhecimentos e práticas. Ele precisa transpor o conhecimento para diferentes situações didáticas em sala de aula e construir um olhar crítico sobre a realidade na qual se insere.Dentro dessa perspectiva, a formação continuada do professor se torna cada vez mais imperiosa, fruto da capacidade crítica e reflexiva em articular teoria e prática, de forma interativa e dialógica.A partir dessa compreensão, apresentamos o livro "Formação de Professores e Racionalidade Comunicativa: possibilidades de uso da literatura infantil no ensino de Ciências", uma obra que procura retratar o crescimento profissional do professor a partir do desenvolvimento de um Grupo de Formação. A Teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas serviu como fundamentação teórica, através da concepção de linguagem enquanto processo emancipatório, que se traduz nas diversas marcas discursivas estabelecidas em processos interativos e dialógicos.Como resultado deste trabalho, pudemos reconhecer como o professor, para se posicionar diante do assunto, estabelece interações e falas, num percurso dialógico. Percebemos, também, através do discurso das professoras, a riqueza de propostas de uso da Literatura Infantil em aulas de Ciências, desenvolvidas em processos coletivos.
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Autor |
ANDREA VASSALLO FAGUNDES |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
259 |
Ano de edição |
2015 |
Número de edição |
1 |