O Brasil experimenta um momento de intensas discussões sobre a educação nacional e os recursos orçamentários que devem ser alocados para esse setor. Pensando nisso, a temática deste livro dirige-se à organização escolar, revestida de toda complexidade que emana de suas características, especialmente quanto ao binômio financiamento e gestão. Tem como objeto de análise a relação tripartite entre qualidade do ensino-aprendizagem, volume de recursos econômico-financeiros disponíveis e a administração da organização escolar, identificando os elementos administrativos, econômicos e financeiros essenciais da dinâmica escolar. A obra adota o IDEB como indicador da eficiência didático-pedagógica, apontando que os recursos orçamentários da unidade escolar nem sempre são tão relevantes quanto a prática da gestão, e, a partir do discurso da gestão democrática, enfoca os aspectos práticos entre direitos e deveres dos gestores das unidades escolares. O autor destaca a distinção lógica da gestão escolar pública e da privada, indica a aplicabilidade das normas legais e seus reflexos operacionais e discute a formação de um modelo de controle e análise dos custos educacionais, além de sugerir uma estruturação organizacional escolar mais eficiente. Este material terá significativa contribuição aos estudiosos da educação brasileira, professores e estudantes de pedagogia, gestores escolares e a todos que se interessam pelos temas aqui propostos.
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| Autor | Túlio Andrade Carneiro |
| Editora | APPRIS |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Brochura |
| Páginas | 203 |
| Ano de edição | 2016 |
| Número de edição | 1 |

