Neste livro, explora-se a relação entre as finalidades educativas da escola, a formação de professores no Brasil e as políticas educacionais, focando na influência neoliberal do século XXI. A questão central é: em que medida as finalidades educativas para a escola, definidas nas políticas oficiais, se projetam nas concepções de formação de professores inscritas na Resolução N. 2/2015 e como elas incidem na qualidade social e pedagógica de cursos de formação de professores para a Educação Básica? O objetivo geral da pesquisa foi analisar as concepções de finalidades educativas da educação escolar nos documentos legais e como elas se projetam nas concepções de formação de professores, tal como inscritas na Resolução CNE N. 2/2015 (e parecer correspondente) e os desdobramentos para a qualidade social e pedagógica dos cursos de formação de professores para a Educação Básica. A pesquisa, fundamentada na epistemologia da práxis e em uma visão crítica contra-hegemônica, busca desvelar a intenção neoliberal da Resolução N. 2/2015. Esta resolução prioriza uma formação rápida e emergencial para graduados não licenciados, resultando em uma redução da profundidade dos conhecimentos pedagógicos do professor, o que prejudica e empobrece a formação de seus alunos, comprometendo a qualidade da Educação Básica.
| Código: | L002-9786525164267 |
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| Autor | Daniel Junior de Oliveira |
| Editora | CRV |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Brochura |
| Páginas | 206 |
| Ano de edição | 2024 |
| Número de edição | 1 |

