Metodologia• A obra tem uma linha de abordagem moderna: apresenta atividades inter-relacionadas e trabalha os conteúdos gramaticais relacionados a textos e a temas de interesse dos alunos. Apesar desse enfoque, atende também aos professores que preferem uma linha mais tradicional no ensino da Gramática, trabalhando também com a nomenclatura gramatical e apresentando atividades de fixação da aprendizagem. • Inovadora, criativa, prática e funcional, é a solução para os professores que querem aliar a metodologia construtivista aos aspectos positivos da gramática tradicional.• Enfoca a gramática na sua função instrumental, como um dos recursos para se produzirem textos orais e escritos cada vez melhores, e não como um conjunto de conceitos vazios a serem decorados • Trabalha os conteúdos a partir de textos variados que fazem parte do dia-a-dia: cartas, bilhetes, propagandas, roteiros de viagem, lista de compras, poemas etcAtividades• As atividades – mesmo aquelas consideradas mais fáceis, cujo propósito é a fixação da aprendizagem – são sempre motivadoras para os alunos, estão vinculadas a temas interdisciplinares, e são enriquecedoras para o desenvolvimento de várias habilidades. A obra propõe atividades significativas, que levam o aluno a comparar, analisar e criar, e também a perceber que a gramática tem a função de melhorar o seu texto. Aspecto gráfico• Projeto gráfico novo e mais arejado, propiciando ao livro maior leveza e espaços maiores para o aluno trabalhar. 2º anoPara atender alunos em estágios diferentes de alfabetização, o volume de 2º ano apresenta maior ênfase em dois aspectos principais: • nas propostas de trabalho voltadas para a oralidade e para as atividades em duplas e em grupos, auxiliando a interação e a assimilação de conteúdos por parte dos alunos que não se encontram alfabetizados, ainda; • nos conteúdos e nas atividades que envolvem e se relacionam com o ensino-aprendizagem da Ortografia, auxiliando o trabalho de alfabetização.Apesar desses focos específicos, o volume da 2º ano encontra-se de acordo com a proposta de trabalho geral dos outros volumes da coleção.ESTRUTURA• 4 volumes: 2º, 3º, 4º e 5º anos. Cada volume aprofunda os conteúdos do volume anterior.• Em cada capítulo:- Abertura, com texto no qual um conteúdo gramatical é destacado. - Explicação da matéria seguida de exercícios. - Apresentação da ortografia ou outro conteúdo relevante para a série, também introduzido por um pequeno texto. - Explicação da matéria seguida de exercícios. - Desafio (jogos, brincadeiras, pesquisas etc., em que se aplicam os conteúdos específicos trabalhados no capítulo ou que interligam conteúdos de vários capítulos, solicitando que o aluno exercite várias habilidades). • Ao final de alguns capítulos blocos de atividades variadas, para assimilação e sistematização da aprendizagem do conteúdo.
Código: |
L004-9788547213312 |
Código de barras: |
9788547213312 |
Peso (kg): |
0,630 |
Altura (cm): |
27,50 |
Largura (cm): |
20,50 |
Espessura (cm): |
1,30 |
Autor |
Laiz Barbosa de Carvalho |
Editora |
SARAIVA DIDÁTICOS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Encadernação espiral |
Páginas |
240 |
Número de edição |
6 |