• Escolarização e resistências entre pomeranos camponeses

A pesquisa compreende um estudo de caso etnográfico numa perspectiva sócio-histórico-crítica e teve como sujeitos o grupo étnico de descendentes pomeranos residentes na zona rural da região centro-serrana do estado do Espírito Santo. Sua cultura, seu modo de vida e suas representações sobre a escolarização foram objeto de aprofundamento. Ousar discutir sobre a resistência à escolarização é no mínimo estranho, tendo em vista que a escolarização básica é obrigatória por lei, além de ser indiscutível sua importância para a sociedade pós-moderna. No entanto é no confronto com a temática e o contexto que compreenderemos o motivo da resistência à escolarização nos anos finais do ensino fundamental desse grupo étnico. A influência da Igreja luterana assume papel determinante na discussão sobre a importância da escolarização, de modo que busquei subsídios em Martinho Lutero que venham justificar o envolvimento direto dessa na questão da escolaridade de seus membros. Falar em escolarização a partir de representações de diversos segmentos em torno de uma escola unidocente e sua comunidade campesina requer também discutir sobre a diversidade étnica e cultural e suas implicações. Perceber como as tramas sociais e culturais de descendentes pomeranos camponeses são vividas e refletidas, ou não, no contexto escolar auxilia na compreensão de como a sociedade e a educação são interdependentes e podem relacionar-se de modo dialético ou de forma hegemônica.

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Autor Gerlinde Merklein Weber
Editora APPRIS
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 239
Ano de edição 2019
Número de edição 1

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Escolarização e resistências entre pomeranos camponeses