A escola manifesta seu importante papel quando decide por um diálogo com os sujeitos que estão ao seu redor, criando mecanismos para que mais pessoas e mais vozes sejam ouvidas no processo de tomada de decisão sobre sua administração e ações pedagógicas. Este livro oferece os fundamentos para que educadores e pesquisadores reflitam sobre o conselho escolar como síntese dessa participação, além de apresentar os níveis de influência sobre a qualidade da escola e rendimentos dos alunos. Mesmo que o atual cenário político-econômico intensifique seus ataques a qualquer modelo de participação popular nos processo de decisão das instituições do Estado, tentando deslegitimar os representantes da sociedade civil, entendemos que a escola ainda guarda, incentiva e convida a comunidade para o ato solidário de pensar, decidir e assumir coletivamente os compromissos de formação da juventude. O livro traz um rico estudo do processo de construção da escola como espaço público relacionando suas ações ao campo político-pedagógico antropológico e social, a partir de autores como Paulo Freire, Jürgen Habermas, Bernard Charlot, Pierre Bourdieu, entre outros. É um convite para refletir sobre a ação concreta, já em curso, e também sobre possibilidades.
Código: |
L004-9786525121369 |
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9786525121369 |
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Autor |
Rodrigo Pereira |
Editora |
CRV |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
318 |
Ano de edição |
2022 |
Número de edição |
1 |