A educação, a cultura e os patrimônios culturais são temáticas necessárias para uma educação básica que visa à formação cidadã para as novas gerações. A globalização da economia, a sociedade do espetáculo, as políticas educacionais e culturais inspiradas nos princípios neoliberais, a massificação da cultura e sua espetacularização, entre outros aspectos, enfraquecem as culturas locais, evidenciando-se a necessidade de se proporcionar, aos alunos/citadinos, tempos e espaços para conhecer e fruir do patrimônio cultural de sua localidade, com vistas a fortalecer as identidades culturais locais. Este livro contempla os conceitos básicos para uma educação patrimonial crítica, como meio de desenvolver no educando uma consciência crítica perante a cultura e os patrimônios culturais que foram se constituindo em seu país, em sua cidade, na comunidade em que vive. É por intermédio de uma aproximação significativa e problematizadora frente ao seu legado cultural, que o aluno poderá se apropriar desta herança e se conscientizar sobre seu papel de cidadão no zelo e na preservação dos bens culturais de seu entorno. Em um segundo momento, o livro apresenta algumas perspectivas para as escolas desenvolverem um projeto didático voltado aos patrimônios culturais, como também algumas alternativas metodológicas para orientar o trabalho docente. Para tanto, utilizou-se os princípios da Pedagogia de Projetos, contemplando a educação patrimonial como um objeto de estudo interdisciplinar, com ações que permeiam o ensino de arte, história, literatura, geografia, entre outros.
| Código: | L002-9788544431603 |
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| Autor | Francisco Carlos Franco |
| Editora | CRV |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Brochura |
| Páginas | 142 |
| Número de edição | 1 |

