Refletir sobre Educação Matemática é analisar como os educandos podem desenvolver melhor as habilidades de compreender e de fazer Matemática. Agir em Educação Matemática é assumir o papel de constante observador/pesquisador diante das respostas e, principalmente, das perguntas dos alunos acerca do que está sendo estudado e aprendido. E fazer Educação Matemática é adotar, em sala de aula, práticas centradas no aluno, em Teorias de Aprendizagem e baseadas na resolução de problemas como principal estratégia de ensino. [...] Caso a leitura desta obra seja o primeiro contato do leitor com o modo de trabalhar pautado nos princípios e fundamentos da Educação Matemática, seria interessante que esse a fizesse colocando-se no lugar do aluno, e não do professor. Desse modo, poderá perceber como a aprendizagem pode acontecer de uma forma mais divertida, atraente e desafiadora. Elizabeth Maria França Borges Agora, por meio desta obra, professoras dos Anos Iniciais têm, mais uma vez, a oportunidade de difundir algumas de suas práticas. Práticas planejadas, refletidas e tecidas por elas e outros, no interior de diferentes salas de aula, a partir de um projeto coletivo de escola e de ensino-aprendizagem de Matemática, especificamente, e de uma experiência docente de construções próprias de saberes. [...] Vale ressaltar, no entanto, que todo esse processo criativo fundamenta-se em princípios e pressupostos teóricos dos quais as autoras têm perfeita clareza e nos quais acreditam, pois, sem a relação Teoria/Prática, “[...] a teoria pode ir virando blá-blá-blá e a prática, ativismo” (FREIRE, 2020, p. 24). Márcia Maria Granja França
Código: |
L004-9786558682653 |
Código de barras: |
9786558682653 |
Peso (kg): |
0,430 |
Altura (cm): |
16,00 |
Largura (cm): |
23,00 |
Espessura (cm): |
1,10 |
Autor |
Helen Silveira Jardim de. Oliveira |
Editora |
CRV |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
224 |
Ano de edição |
2022 |
Número de edição |
1 |