Este livro retrata a minha trajetória acadêmica, em especial, pela educação infantil, o que constituiu em uma profunda investigação a partir do que dizem, quando dizem, por que dizem e como dizem, no que se entrelaçam, diferentes aspectos importantes sobre a dialogicidade e alteridade da criança. Nesse movimento, foram construídos textos que favorecem diálogos e abordagens, como por exemplo: de onde vem e para onde foi a investigação; interlocução como o movimento proativo na educação infantil; a interlocução entre a criança e o adulto em ambiente de educação infantil; expressão oral e entendimento entre crianças e adultos; expressão oral e descontinuidade no discurso entre crianças e adultos; o que discutem os processos pedagógicos e o funcionamento da linguagem nos diversos tipos de discurso: o lúdico, o polêmico e o autoritário face às experiências infantis da vida cotidiana. Nisto consiste o interesse deste livro para professores e pesquisadores: uma reflexão acerca de conceitos como alteridade, responsividade e ressonância dialógica com base no contexto da educação infantil. Sob a ótica do público, em geral, faço um destaque por sedimentar subsídios que é caro pensar, também, sobre a educação da infância, sem perder de vista o processo de desenvolvimento e aprendizado que lhe são próprias, ou seja, respeitando-se fundamentalmente o tempo único de ser criança.
Código: |
L004-9786525001159 |
Código de barras: |
9786525001159 |
Peso (kg): |
0,150 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,80 |
Espessura (cm): |
2,00 |
Autor |
Vanilza Jordão Silva |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
95 |
Ano de edição |
2021 |
Número de edição |
1 |