• Didática do formador do alfabetizador

Este trabalho discute a constituição da prática pedagógica dos formadores do professor alfabetizador nos cursos presenciais de Pedagogia de Curitiba. Com base na Didática Prática e na discussão sobre a práxis entendem-se as práticas produzidas pelos formadores determinadas por uma relação de complexidade na qual a teoria expressa a ação prática dos sujeitos. Para compreender como se constitui a prática pedagógica do formador do professor alfabetizador nos cursos presenciais de Pedagogia de Curitiba, buscou-se identificar o percurso profissional do formador até que tenha se tornado formador do professor alfabetizador no ensino superior; reconhecer o significado de prática pedagógica para os formadores na formação do alfabetizador; verificar como se constitui a prática pedagógica do formador do professor alfabetizador nos cursos de Pedagogia, na modalidade presencial, na cidade de Curitiba; identificar como os formadores elaboram as ementas e selecionam as bibliografias utilizadas em seus planos de ensino na disciplina de alfabetização; analisar comparativamente as ementas e as bibliografias utilizadas nas disciplinas relacionadas à alfabetização, das quais estes professores entrevistados são docentes. A natureza deste estudo é qualitativa, tendo como opção metodológica o estudo de caso instrumental. Os dados coletados foram produzidos e analisados apoiados na análise textual discursiva. Os estudos revelaram, dentre várias categorias de análise, que os elementos constitutivos das práticas pedagógicas produzidas apontam para a constituição de uma didática do formador do alfabetizador, tendo como objetivo o letramento alfabetizador.

Código: L004-9788580428438
Código de barras: 9788580428438
Peso (kg): 0,362
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 1,10
Autor Maria Si­lvia Bacila Winkeler
Editora CRV
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 170
Ano de edição 2014
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Didática do formador do alfabetizador