Este trabalho discute a constituição da prática pedagógica dos formadores do professor alfabetizador nos cursos presenciais de Pedagogia de Curitiba. Com base na Didática Prática e na discussão sobre a práxis entendem-se as práticas produzidas pelos formadores determinadas por uma relação de complexidade na qual a teoria expressa a ação prática dos sujeitos. Para compreender como se constitui a prática pedagógica do formador do professor alfabetizador nos cursos presenciais de Pedagogia de Curitiba, buscou-se identificar o percurso profissional do formador até que tenha se tornado formador do professor alfabetizador no ensino superior; reconhecer o significado de prática pedagógica para os formadores na formação do alfabetizador; verificar como se constitui a prática pedagógica do formador do professor alfabetizador nos cursos de Pedagogia, na modalidade presencial, na cidade de Curitiba; identificar como os formadores elaboram as ementas e selecionam as bibliografias utilizadas em seus planos de ensino na disciplina de alfabetização; analisar comparativamente as ementas e as bibliografias utilizadas nas disciplinas relacionadas à alfabetização, das quais estes professores entrevistados são docentes. A natureza deste estudo é qualitativa, tendo como opção metodológica o estudo de caso instrumental. Os dados coletados foram produzidos e analisados apoiados na análise textual discursiva. Os estudos revelaram, dentre várias categorias de análise, que os elementos constitutivos das práticas pedagógicas produzidas apontam para a constituição de uma didática do formador do alfabetizador, tendo como objetivo o letramento alfabetizador.
Código: |
L004-9788580428438 |
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Autor |
Maria Silvia Bacila Winkeler |
Editora |
CRV |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
170 |
Ano de edição |
2014 |
Número de edição |
1 |