O livro que você tem nas mãos é um incentivo a pensar no que deu errado e no que pode dar muito certo quando pensamos em escola. Lugar privilegiado — único local para muitas das crianças e adolescentes do Brasil socializarem com seus pares —, a escola pode, e deve, se apresentar como uma porta aberta à participação da diversidade social. Abrir as portas da escola à vida e à diferença é mais do que uma possibilidade, uma necessidade diante das características que marcam o espaço frontalizado da sala de aula e os corpos docilizados de discentes e docentes, numa harmonia escolástica que dificulta o desenvolvimento integral dos indivíduos. Gláucia Ferreira nos desafia e incentiva a abrirmos as portas da escola e os nossos corações à complexidade das relações educativas na construção de uma educação humanizada e humanizadora, centrada nas necessidades e anseios dos educandos, todos eles com suas necessidades específicas — quem não as tem? —, num ambiente acolhedor numa perspectiva inclusiva e amorosa. Cercados por relatos degradantes acerca das relações que se estabelecem em algumas escolas — e que são tratadas como se assim fosse em todas elas —, lemos, nesta obra, narrativas inspiradoras acerca de um lugar delicioso onde se pode crescer, aprender, ensinar e conviver com sujeitos diversos, alegres e estimulantes.
Flávio Boleiz Jr.
Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
| Código: |
L002-9786525185248 |
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| Autor |
Gláucia de Melo Ferreira |
| Editora |
CRV |
| Idioma |
PORTUGUÊS |
| Encadernação |
Brochura |
| Páginas |
0 |
| Ano de edição |
2025 |
| Número de edição |
1 |