A trajetória do Jardim da Infância da Escola Normal de São Paulo, idealizada por republicanos paulistas, que tinham como projeto a organização e modernização da instrução pública do estado em fins do século XIX, teve, em seu percurso, momentos de entusiasmo, influência política/social e perdas. Mesmo fazendo parte do complexo construído para atender a educação do povo, o prédio idealizado para o Jardim da Infância não resistiu às pressões políticas e foi demolido em 1939. Aqui estão definidas as razões da demolição do prédio que colocou por terra a estrutura física e administrava da instituição, que teria perdido a relevância em seu percurso histórico e social. Estão considerados os ambientes que tornaram possível a construção da estrutura arquitetônica suntuosa, especialmente pensada para sediar o Jardim da Infância, bem como os valores defendidos e praticados na arquitetura das últimas décadas do século XIX. Também estão examinados os ambientes e as razões que levaram ao desmonte dessa escola na década de 1930, com as possíveis consonâncias e dissonâncias entre as autoridades políticas no poder. Esta é uma história que está sustentada na bibliografia relacionada à criação dos Jardins da Infância, na relação direta com o percurso pedagógico da Escola Normal de São Paulo, no acervo documental do Jardim da Infância da Escola Normal, no material jornalístico, livros e periódicos educacionais do período determinado pelo recorte temporal deste trabalho.
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Autor |
Sandra Aparecida Melro |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
223 |
Ano de edição |
2021 |
Número de edição |
1 |