Ao mesmo tempo que coloca novos questionamentos, a obra nos mostra que o ser humano é complexo e multidimensional, isso deve ser levado em consideração também quando a questão é a formação docente no contexto educacional brasileiro. O livro apresenta um tema de grande relevância para a compreensão das disputas envolvendo a formação docente para o ensino profissional, assim como para discutir a dualidade no processo educacional a partir de uma perspectiva histórica, mostrando a forte hierarquização presente na sociedade e as estratégias, via educação, para a manutenção da hegemonia. Um livro que associa o processo histórico com os novos e futuros desafios, utilizando-se de uma visão inovadora ao articular o pensamento de intelectuais e autores consagrados, com diferentes posicionamentos políticos e ideológicos, a materiais de acervos e documentos oficiais. Um caminho que busca desvelar os interesses e as disputas de forças políticas e econômicas em torno da formação docente, caracterizando uma leitura inédita sobre a sua trajetória, desde as antigas e tradicionais Escolas Técnicas Federais, passando pelos Cefets, até chegar nos Institutos Federais. Uma obra indispensável para estudantes, pesquisadores e profissionais que buscam compreender os interesses e as disputas que envolvem a formação docente e a constituição das instituições de ensino no campo das políticas para a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil.
Código: |
L004-9786525019352 |
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Autor |
Celia Regina Otranto |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
271 |
Ano de edição |
2022 |
Número de edição |
1 |