Esta obra desenvolve como tema central a violência digital, conhecida também como cyberbullying, e suas repercussões nas relações interpessoais entre os adolescentes que convivem na ambiência escolar. Discute como pensam e agem os adolescentes e seus professores diante de episódios que, iniciados ou alimentados no meio virtual, implicam no modo como se relacionam no cotidiano da escola. Abordamos a problemática do cyberbullying sob uma ótica diferenciada, envolvendo o contexto virtual e também a ambiência escolar, envolvendo alunos e professores de uma escola pública no interior do Rio Grande do Sul. O texto tem origem em um estudo de caso qualitativo, com apoio em questionários e entrevista narrativa, dados estes interpretados por análise textual discursiva. As características dos participantes são descritas, bem como os alvos da agressão virtual e os autores, além das consequências e sentimentos expressos pelos participantes do estudo. A ocorrência do cyberbullying de fato se reflete nas relações interpessoais e influencia na ambiência escolar. Por isso, esperamos que este texto agregue à produção científica sobre a violência escolar, no intuito de ampliar as temáticas, abordando novos aspectos acerca do cyberbullying, auxiliando no processo de minimização do mesmo, além de contribuir para a reflexão sobre a escola contemporânea.
Código: |
L004-9788544402009 |
Código de barras: |
9788544402009 |
Peso (kg): |
0,284 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
0,70 |
Autor |
Francieli Lorenzi Fracari Della Flora |
Editora |
CRV |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
110 |
Número de edição |
1 |