• Contextualizar a educação, dar sentido aos saberes

Esta obra assenta-se numa premissa básica: a relação indissociável entre Educação e Contexto, compreendendo que o processo de contextualização curricular imprime sentido aos saberes escolares, e reconhece os educandos e educadores, sujeitos da práxis pedagógica, como seus protagonistas. Temos aqui um princípio político-pedagógico assentado num referencial epistemológico contra-hegemônico, de fundamental relevância para o que denominamos de Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro. A Contextualização dos processos educativos no Semiárido vem se constituindo num marco teórico no campo da Educação, resultante de múltiplas e diversas práticas educativas enraizadas na tradição da educação popular e da pedagogia crítica em diálogo com outros referenciais contemporâneos. Nesse sentido, podemos afirmar que a Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido denuncia os limites da Pedagogia Moderna, a falência das narrativas hegemônicas, a descontextualização e colonização dos currículos escolares no Semiárido Brasileiro (SAB), situando-se e transitando teoricamente entre a perspectiva crítica e a pós-crítica. Configura-se numa proposta de Educação articulada a um projeto de sociedade que questiona o modelo burguês neocapitalista e neoliberal, e afirma um projeto de sociedade para o Semiárido (e todo o país) assentado em relações sociais, políticas, econômicas e culturais equitativas e horizontais.

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Autor Edmerson dos Santos Reis
Editora CRV
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 86
Número de edição 1

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Contextualizar a educação, dar sentido aos saberes