Este livro examina algumas questões que atormentam os professores: a pedagogia, ou educação, pode produzir conhecimentos confiáveis?Os autores partem de uma situação bastante comum: muitas pessoas consideram a educação uma tagarelice infindável. Outros tantos, no geral os “práticos”, consideram que a teoria na prática é outra.A partir dessas afirmações comuns, os autores mostram que o conhecimento confiável em qualquer área é constituído por meio de argumentações realizadas nos grupos sociais dedicados ao esclarecimento de um tema, de um objeto.A ciência ou as ciências da educação — a duplicidade de nomenclatura é examinada na obra — pode(m) encontrar alguma consistência se e quando houver um acordo sobre a definição do objeto. Como este é estabelecido por alguma teoria, e como as ciências que tratam da educação são muitas e constituídas por teorias próprias, então apenas quando houver um acordo interdisciplinar será factível a constituição de uma ciência da educação.Os autores apresentam seus argumentos utilizando-se de teorias pedagógicas, sempre mostrando como é factível aperfeiçoá-las, indicando um caminho promissor para o desenvolvimento rigoroso da educação.
Código: |
L004-9788574900100 |
Código de barras: |
9788574900100 |
Peso (kg): |
0,190 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
1,00 |
Autor |
Renato José de Tarso Bonilha; Oliveira |
Editora |
DP&A EDITORA |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
104 |
Ano de edição |
2002 |
Número de edição |
1 |