Em nome de uma educação transformadora, Pedro Demo propõe que os professores se preocupem mais com os processos de avaliação e, principalmente, a avaliação qualitativa. O foco é posto nos desafios de ir além de avaliações sumárias que observam apenas aspectos formais. É fundamental ir a fundo e chegar ao desafio de aprender bem, incluindo-se aí também a pretensão de formação para a cidadania. Sobre esse tema o autor demonstra ser pioneiro e um dos mais lidos em nosso país.
O livro traz uma reflexão sobre o que é qualidade e diz que esses estudos devem prosseguir (o que o autor faz, complementando este livro com Qualidade humana). Apesar de defender o modo de avaliação qualitativo dentro das escolas, o autor deixa claro que esse processo não elimina a avaliação quantitativa, aliás, uma depende da outra. Foca a necessidade de irmos além nesses processos e desenvolver avaliações como fenômenos participativos. Como se trata de dinâmicas profundas, há que se analisar cada caso com suas particularidades. Para exemplificar isso, Pedro Demo utiliza o exemplo de uma avaliação qualitativa dentro de uma escola de ensino fundamental e também dentro de uma associação de moradores. Em ambos os casos nota-se que a educação deve ser transformadora e que toda escola deve saber o que é avaliação qualitativa, tão falada, mas tão pouco estudada e debatida, como fez o autor nesta obra.
Código: |
L004-9788574963631 |
Código de barras: |
9788574963631 |
Peso (kg): |
0,920 |
Altura (cm): |
18,00 |
Largura (cm): |
12,00 |
Espessura (cm): |
0,60 |
Autor |
Pedro |
Editora |
AUTORES ASSOCIADOS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
100 |
Ano de edição |
2015 |
Número de edição |
10 |