Aprendizagem matemática e inclusão social é uma contribuição para os educadores que buscam a superação das práticas excludentes na escola, sobretudo no ensino da Matemática. Via de regra, essa disciplina constitui-se como o campo de saberes que mais exclui os alunos dos processos de aprendizagem, impedindo-os de usar tais conhecimentos em suas vidas, a fim de aspirar conquistas e avanços pessoais. A autora combina, de forma atraente, a experiência pessoal enquanto deficiente visual, portanto, conhecedora dos processos de exclusão no cotidiano escolar, com a formação acadêmica e experiência profissional na área da Psicopedagogia. Para ela, culpabilizar a vítima é uma prática social presente nas famílias, escolas e espaços de convivência, a qual compromete de forma avassaladora a vida de milhões de pessoas desprovidas de autoestima, sem conseguirem corresponder às aspirações de seu entorno. Essas aspirações baseiam-se em modelos e padrões preestabelecidos. Por fim, a intervenção realizada em uma escola de periferia da cidade de Vitória (Espírito Santo) com crianças rotuladas como “não aprendizes” busca refletir sobre as implicações do lugar de pesquisadora-professora, ocupado pela autora, cujas relações foram baseadas no afeto e na apaixonante vinculação com o conhecimento, pautando-se nas interações sociais que produzem e reconstroem os saberes escolares, sobretudo em momentos de atividades em grupo.
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Autor |
Liege Maria Ferreira Santana |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
177 |
Ano de edição |
2023 |
Número de edição |
1 |