Quais as possibilidades que o aluno com cegueira tem para estudar no ensino regular?
Com o foco nessa pergunta e o desafio de desenvolver um estudo que considere o indivíduo imerso nas relações sociais, a autora realizou seis entrevistas com adultos com cegueira alfabetizados em braile e que estudaram em escolas regulares em algum momento da vida escolar.
Os depoimentos orais construíram-se na abordagem da história oral temática. Considera-se a história devida uma unidade de análise reveladora da relação entre o social e o indivíduo, unidade que possibilita apreender algumas nuances das múltiplas e complexas determinações do real.
Os resultados mostram que as famílias com acesso a bens e serviços adequados a uma vida digna conseguem garantir escolaridade regular para o filho com cegueira; os serviços educacionais especializados de apoio da educação especial ao ensino regular são condição necessária à escolarização desse aluno; a pessoa com cegueira apropria-se do mundo empírico pelos significados sociais mediados pela palavra.
| Código: |
L002-9788574963372 |
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9788574963372 |
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| Autor |
Katia Regina Moreno Caiado |
| Editora |
AUTORES ASSOCIADOS |
| Idioma |
PORTUGUÊS |
| Encadernação |
Brochura |
| Páginas |
160 |
| Ano de edição |
2014 |
| Número de edição |
3 |