A obra que ora apresentamos reúne as principais discussões que permeiam o cenário do processo de alfabetização, no Brasil e em Portugal. A grande maioria dessas temáticas, também presentes em outros países de Língua Portuguesa, aborda as habilidades metalinguísticas. Pesquisadores do Brasil e de Portugal dividem os espaços deste livro para auxiliar nos avanços destas discussões, com questões teóricas e práticas. As análises metalinguísticas têm sido alvo de pesquisadores há muitos anos. Dentro desse contexto e largamente difundida, hoje, a ‘Ciência da Leitura’ tem se mostrado como um dos maiores suportes em relação à aprendizagem da leitura e da escrita. Nessa perspectiva, diversos autores têm enfatizado a importância de se considerar os estudos empíricos acerca do desenvolvimento da leitura e da escrita, para fins de auxiliar o processo de alfabetização. Ressaltamos, no entanto, que este processo não caminha sozinho, pois há décadas que se discute, também, sobre a importância das práticas sociais de leitura e de escrita, dentro e fora da escola. Ou seja, os processos de alfabetização e de letramento devem estar sempre juntos, o que não significa que estratégias rigorosamente sistematizadas de ensino da leitura e da escrita não devam fazer parte deste contexto.
Código: |
L004-9788580429206 |
Código de barras: |
9788580429206 |
Peso (kg): |
0,514 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,50 |
Autor |
Ana Sucena Fernanda Leopoldina Parente; Santos Tania Moron Saes; Viana Jáima Pinheiro de; Braga Oliveira |
Editora |
CRV |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
246 |
Número de edição |
1 |