A crescente diversidade étnica e cultural caracteriza as nossas sociedades contemporâneas moldadas pela globalização e pela migração. Esta diversidade reflete-se necessariamente nos sistemas educativos e exige a introdução de abordagens interculturais à educação que possam melhorar os processos de aprendizagem e a qualidade da educação por todos. A partir de uma perspectiva internacional e comparativa, este trabalho apresenta, primeiro, os fundamentos teóricos e conceituais para levar em conta a diversidade cultural na escola. Em seguida, analisa as abordagens interculturais e os debates que elas suscitam em países tão diversos como os Estados Unidos, o Canadá, o Brasil, a Suíça e a França. Para cada contexto nacional, o trabalho aborda tanto as raízes históricas das abordagens interculturais como as iniciativas concretas impulsionadas pelas políticas educativas, direcionadas à operacionalização de forma concreta nas escolas e nas práticas pedagógicas. Por último, o livro expõe as discussões em torno do tratamento da diversidade linguística e/ou religiosa nas escolas, o processo de implementação da educação para a cidadania global e o papel determinante dos professores nas abordagens interculturais.
| Código: | L004-9786525159812 |
| Código de barras: | 9786525159812 |
| Peso (kg): | 0,584 |
| Altura (cm): | 23,00 |
| Largura (cm): | 16,00 |
| Espessura (cm): | 1,50 |
| Autor | Myriam Abdeljalil; Radhouane Akkari |
| Editora | CRV |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Brochura |
| Páginas | 292 |
| Ano de edição | 2024 |
| Número de edição | 1 |

