Este livro analisa o trabalho de expressão artística dos alunos de uma escola Waldorf da cidade de São Paulo – SP – Brasil, com o objetivo de compreender a estreita ligação entre arte e sensibilidade que se apresenta enquanto caminho para a harmonização da alma humana e a contribuição da arte para o desenvolvimento da razão, da intuição, da emoção e do sentimento. Isso pode ser comprovado pela produção elaborada pelos alunos, interpretada e compreendida a partir das atividades específicas do cotidiano escolar com o aporte teórico de autores que buscam entender o ser humano por meio do equilíbrio entre sensibilidade e razão. A pesquisa apoia-se teoricamente na Antroposofia de Rudolf Steiner para o estudo da utilização pedagógica da arte; na cosmovisão científica e artística de Johann Wolfgang Goethe e na sua Doutrina das Cores; em A Educação Estética do Homem de Friedrich Schiller; na Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung; na transformação alquímica pela imaginação ativa utilizada por Jung. O referencial teórico dos autores transita no eixo existente entre o consciente e o inconsciente, entre a razão e a sensibilidade, entre o sensível e o inteligível. A contribuição final é a reflexão sobre a utilização prática dos procedimentos artísticos e a sua influência sobre o desenvolvimento cognitivo e a aquisição de conhecimento que conduz ao equilíbrio entre razão e sensibilidade.
Código: |
L004-9788547307721 |
Código de barras: |
9788547307721 |
Peso (kg): |
0,200 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,80 |
Espessura (cm): |
0,20 |
Autor |
Rosely Aparecida Romanelli |
Editora |
ARTERA |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
269 |
Ano de edição |
2018 |
Número de edição |
1 |