A Pedagogia da Infância Indígena Guarani Ñandeva é um mergulho nas práticas pedagógicas da escola indígena que revelam o desenvolvimento da infância na educação escolarizada. Com uma narrativa poética, o autor revela novos olhares dos estudos culturais pós-críticos sobre a infância indígena. De forma didática, demostra que os processos de ensino e aprendizagem da escola indígena reconhecem que a autonomia pedagógica da criança indígena é construída no desenvolvimento das práticas culturais no contexto da comunidade. O presente estudo é um esforço em compreender a diversidade cultural da infância no contexto dos Guarani Ñandeva do estado do Mato Grosso Sul da Tekoha Porto Lindo. O propósito principal é construir subsídios teóricos e pedagógicos que ajudem a compreender a diversidade cultural da infância indígena para organização dos currículos e programas para a educação escolar indígena. Com base nos paradigmas da pedagogia cultural, o livro revela que os diálogos interculturais da educação escolar indígena contribuem para a consolidação de projetos político-pedagógicos de escolas diferenciadas. Infância, interculturalidade e educação são revelações dos estudos pós-críticos que oferecem a leitura dos Guarani Ñandeva de Mato Grosso do Sul sobre o desenvolvimento pedagógico da criança na educação escolar. As reflexões apresentadas configuram a necessidade de desconstruir as certezas imóveis para ressignificar e recriar novos saberes que flexibilizam e ajudam a compreendermos que a escola não pode tudo, mas alguma coisa ainda é possível na construção dos diálogos interculturais. A Pedagogia da Infância Indígena Guarani Ñandeva é um livro que tem por objetivo mobilizar educadores, professores, alunos e acadêmicos dos estudos culturais à reflexão e à discussão das relações entre sociedade, cultura, educação e infância.
| Código: | L002-9788547315603 |
| Código de barras: | 9788547315603 |
| Peso (kg): | 0,200 |
| Altura (cm): | 23,00 |
| Largura (cm): | 16,00 |
| Espessura (cm): | 0,20 |
| Autor | João Carlos Gomes |
| Editora | APPRIS |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Brochura |
| Páginas | 175 |
| Ano de edição | 2018 |
| Número de edição | 1 |

