Com quase 8 milhões e meio de estudantes no ensino superior, o Brasil comemora a expansão do número de matrículas, mas não avança na redução da desigualdade social. Neste livro, tentamos analisar como funciona a universidade que alimenta os sonhos e quais das suas dimensões podem ser barreiras para a realização deles. Buscamos responder como se deu a expansão do sistema no Brasil, quem entra e quem consegue ficar até o final, e como se faz a transição para o mercado de trabalho. São questões que comportam inúmeras dimensões e possibilidades de abordagem e a finalidade principal do conjunto dos estudos aqui apresentados é contribuir para o debate em torno dos rumos do ensino superior no Brasil. Procuramos entender como o aumento das matrículas está associado à maior heterogeneidade e complexidade do sistema, como a expansão permitiu novos padrões de escolha e estratégias para a ocupação de vagas em cada curso, bem como o surgimento de um grupo de alunos provenientes de classes sociais menos privilegiadas. Focalizamos também a experiência social dos estudantes universitários e modelos diferenciados de socialização no espaço universitário e os impactos da trajetória no ensino superior na busca de emprego. Ou seja, acompanhamos as diferentes dimensões que participam da definição das trajetórias escolares e ocupacionais dos estudantes que passam pelo ensino superior brasileiro.
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Autor |
Maria Ligia de Oliveira Barbosa |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
252 |
Ano de edição |
2020 |
Número de edição |
1 |