• A educação para o desenvolvimento sustentável diagnóstico ambiental municipal participativo

Quando iniciamos a pesquisa para o Curso de Doutorado em Ciências da Educação, na Universidad Evangelica del Paraguay- UEP, tínhamos uma certeza: o desafio era enorme, mas a certeza no alcance dos objetivos era maior ainda. Com certeza, a construção do Diagnóstico Municipal Ambiental de um município de pequeno porte, como Iuiú-BA, situado no semi-árido nordestino, teve como eixo norteador a Educação para o Desenvolvimento Sustentável e, por finalidade, a redução dos impactos ambientais diagnosticados, identificando e potencializando atividades sustentáveis para o município. Com esta finalidade construiu-se o diagnóstico ambiental do município. Como passo inicial foi feita uma seleção dos indicadores que a comunidade loco-regional iria se basear, apontando possíveis caminhos a serem percorrido. Na pesquisa analisou-se o espaço ambiental no município de Iuiú-BA desenvolvendo metodologia própria apoiada nos princípios da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, usando opiniões dos atores sociais, destacando: professores municipais e presidentes de associações rurais. É importante destacar que o diagnóstico construído possibilitou o estabelecimento dos referenciais históricos, socioculturais, econômicos, educacionais, ambientais e da saúde municipal, aliadas as feições fisiogeográficas do município de Iuiú, onde foi possível evidenciar os aspectos referentes: à geomorfologia, ao relevo, ao clima, à temperatura, à vegetação, à fauna, ao solo e à aptidão agrícola, determinando sua realidade. Os caminhos investigativos percorridos caracterizou o espaço sócio-ambiental do município do Iuiú, detalhando os aspectos de impacto de cada local analisado, onde foram investigadas as potencialidades e os impactos ambientais principais, existentes no município. Isto possibilitou a proposição de atividades sustentáveis ou medidas mitigadoras para os impactos negativos analisados e descritos. Como atividade final da pesquisa realizada divulgou-se o diagnóstico do município para a comunidade local, usando ações típicas da educação informal, como: a realização de palestras; de mini-cursos sobre os principais problemas ambientais detectados no município e a realização de I Fórum do Meio Ambiente do Iuiú-BA. Como recomendação, há a necessidade da continuidade da vivência do paradigma da Educação para o Desenvolvimento Sustentável na comunidade local, utilizando ações de Educação Formal e Informal. Os resultados obtidos na pesquisa indicam o quanto o município se encontra impactado, destacando a perda da qualidade e quantidade dos recursos hídricos e a redução da qualidade do solo causada, principalmente, pela retirada da mata nativa para produzir carvão e pelas queimadas. Destacamos com as principais potencialidades existentes nas comunidades rurais: a bovinocultura de leite, as culturas de mandioca, sorgo, milho e feijão e a produção agroindustrial caseira, possibilidades concretas para o alcance do desenvolvimento sustentável local. Os autores.

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Autor Edson Roberto Sayonara Cotrim; Oaigen Sabioni
Editora CRV
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 164
Número de edição 1

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A educação para o desenvolvimento sustentável diagnóstico ambiental municipal participativo