Que papel cumpre a educação na sociedade capitalista? A pergunta não é nova e já deu ensejo a intensas discussões. Todavia, conserva-se atual, visto que as condições históricas permanentemente cambiantes impõem sempre novas exigências à educação.
István Mészáros, não sendo pedagogo de ofício nem filósofo da educação, nesse debate, introduzindo, como autêntico filósofo strictu sensu, categorias analíticas originais, a partir das quais examina a relação educação-sociedade tal como ela se dá na atual fase do capitalismo, por ele interpretada como uma época de crise estrutural do sistema sociometabólico do capital. Assim, atualiza e revigora a questão supracitada, residindo aí, talvez, sua maior contribuição para o referido debate.
Delinear com precisão a concepção meszariana da educação é o desafio aqui assumido por Caio Antunes. Para vencê-lo, debruça-se com zelo quase exegético sobre obras de grande densidade, como A educação para além do capital (2005, A teoria da alienação em Marx (2006) e O desafio e o fardo do tempo histórico (2007), procurando também cotejar as posições teóricas, a saber, Lukács e Marx. Por esse caminho, Caio vai, pouco a pouco, descortinando ao leitor essa concepção, procurando realçar seu caráter materialista e dialético e sua força emancipatória.
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Autor |
Caio |
Editora |
AUTORES ASSOCIADOS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
144 |
Ano de edição |
2012 |
Número de edição |
1 |