Esta obra apresenta o desenvolvimento e o resultado de um longo trabalho com o intuito de relacionar a abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) com a formação e a atuação de professores de educação básica. De início, faz-se um resgate sobre os referenciais que balizaram este estudo, retomando as antigas concepções de ciência e tecnologia, passando pelos primeiros eventos que desencadearam o movimento CTS, até chegarmos às consequências do estudo junto ao ensino das ciências. Na sequência, após uma breve exposição da metodologia utilizada durante os diferentes momentos da pesquisa, apresenta-se uma coletânea de artigos que desvelam, ao olhar para a formação e a atuação dos professores, convergências e dicotomias entre as Diretrizes Curriculares Nacionais, os Planos Pedagógicos dos Cursos, as práticas docentes, tanto no ensino superior quanto na educação básica, com as vocações da abordagem CTS. Dessa forma, esta obra levanta questões intrigantes relacionadas às práticas pedagógicas em todos os níveis da educação formal, possibilitando discussões e análises por parte de gestores e de professores, visando a identificar como os órgãos governamentais balizam nosso ensino formal e como idealizamos a formação de nossos professores da educação básica. Tais levantamentos, de certa forma, podem ser confrontados com as diferentes realidades que permeiam o contexto em que as práticas educacionais acontecem, permitindo, assim, que o leitor tenha subsídios para analisar como o enfoque CTS no ensino das ciências oferece possibilidades de melhorias na educação, na busca de uma formação mais completa para nossos educandos.
Código: |
L004-9788547340261 |
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Autor |
Jucelino Cortez Della Fonte |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
211 |
Ano de edição |
2020 |
Número de edição |
1 |